28.4.10

meu primeiro projeto de aula

Tema: O Auto Retrato

Apresentação do projeto
O Auto-retrato como forma de reflexão: quem sou, o que sou e no que vou me tornar? Qual seria a verdadeira finalidade de se representar e como isso interfere nas nossas atitudes e comportamentos. Segundo Araújo
[1], em seu estudo “O Auto Retrato Fotográfico: Um estudo sobre a construção fisionômica como arbitrariedade em Artur Barrio”:

O auto-retrato é uma manifestação artística que consiste em aprofundar a reflexão sobre si mesmo. Segundo o ponto de vista tradicional, realizar um auto-retrato é olhar-se refletido, tomar consciência de si como um todo unificado. No que se refere à concepção do auto-retrato existem duas escolas acadêmicas: uma que considera qualquer obra que inclui o artista e, outra, só aquelas obras expressamente concebidas como auto-retratos, o personagem em primeiro plano e o rosto como o centro da atenção.

A partir do estudo de artistas que realizavam o Auto-retrato, como: Frida Kahlo, Van Gogh, Andy Warhol, fazer com que os alunos da 8ª série se representem após análises, através das técnicas livres de fotografia e desenho. A apresentação da relação entre os contextos das obras e seus seguintes artistas é crucial para que o estudante possa fazer sua própria leitura, sendo assim, em “Apreciação da obra de arte: a proposta triangular” de Leão²:


A leitura da obra de arte deve ser feita tomando-se os contextos culturais como uma referência, evitando-se o reducionismo, fruto da homogeneização, tão limitador no processo de ensino-aprendizagem da arte.
Frida Kahlo, artista consagrada pelos seus auto-retratos será a personagem principal do tema proposto, para uma melhor compreensão do assunto, obras e vida da artista serão minuciosamente analisados pelos alunos após a aula.

Conteúdos
- Observação de si mesmo no espelho: o que você vê?
- Auto-retrato na pintura e alguns de seus autores – leitura e releitura das obras (técnica, composição, objetivos, significados, formas, etc.)
- Estudo aprofundado da pintora surrealista Frida Kahlo e o filme Frida
[2], pois sempre realizava auto-retratos, percebendo de que maneira eles tinham relação com o que acontecia em sua vida.
- Prática: técnicas de Fotografia, Desenho e Pintura

Objetivo Geral
Reconhecer, através de linguagens visuais, a importância da observação de si mesmo, tendo como referências, artistas que praticavam o auto-retrato.

Objetivos Específicos
- Compreender o que vem a ser o Auto-retrato como movimento, ou uma simples representação de si mesmo.
- Estimular a reflexão dos alunos sobre si mesmos, tendo como base as imagens e pinturas de grandes artistas.
- Enfatizar a importância da relação entre a auto-representação e a vida de cada autor.
- Aprofundar os conhecimentos em auto-retrato, tendo como base a artista Frida Kahlo, através de imagens de seus quadros e seu filme Frida
- Aprimorar a capacidade de observação e sensibilidade do olhar dos estudantes em relação a si mesmo, e nas obras de arte passadas em sala de aula.

Procedimentos Metodológicos:
Tendo como base a metodologia Proposta Triangular, as primeiras aulas serão acerca de reflexões e análises de si mesmos e dos outros, onde os alunos encontrarão um espelho como primeiro passo para formalizar os questionamentos, posteriormente estudo sobre o tema Auto-retrato e seus seguintes artistas, tendo como protagonista Frida Kahlo.
Para apresentação do tema proposto, a primeira atividade será concentrada na observação do reflexo no espelho, onde cada aluno terá um tempo máximo para ficar em frente ao espelho e fazer uma análise mental do que vê. Perguntas como “O que sou? Quem sou?” serão feitas por mim e respondidas pelos alunos oral ou mentalmente, sendo refletidas também em casa.

Após a introdução, desencadeio o Conhecer Arte, primeira fase da proposta triangular, onde Barbosa
[3] acredita que se situa o entendimento de que a arte se dá em um contexto, época e espaço que podemos encontrar as obras de arte. Nesta ponta do triângulo, apresentarei dentro do tema proposto, imagens, fotografias e pinturas de artistas diversos que praticavam o Auto-retrato, enfatizando seus dados históricos e devidas técnicas relacionadas com o período de suas vidas. Obras de Andy Warhol, Van Gogh, Rembrandt, Frida Kahlo,etc. minimamente analisadas quanto a cor, forma, história, contexto, autor, composição, objetivos e assim por diante.

Aprofundando o estudo da auto-representação, Frida Kahlo será o segundo passo, perguntas como “quem foi Frida Kahlo, porque ela sempre fez auto-retrato, porque sempre utilizava cores fortes, qual a intenção dela em se representar, na maioria das vezes, em estado mórbido, etc.”, serão respondidas durante duas aulas especialmente dedicadas para a artista. No primeiro encontro com Frida, formarei grupos de cinco a seis alunos e distribuirei imagens impressas de obras da artista para a análise coletiva e detalhada. O segundo encontro estará voltado para o filme Frida, para que entendam melhor a vida que a artista levou: seus anseios, desejos, paixões, sofrimentos e idéias. Durante o processo de conhecimento profundo da artista, será passada em sala de aula uma atividade de leitura e releitura das obras de Frida, ou seja, os alunos, além de analisarem cada obra com o olhar atento e mentes abertas, terão que, após essa leitura, criar uma nova obra a partir das obras passadas com seus toques pessoais, suas vivências, experiências e traços próprios.

É neste segundo momento, que se realiza o Apreciar Arte, a segunda ponta do triângulo, onde os alunos analisam técnica e teoricamente as obras, não somente recebendo as informações passadas, e sim, interferindo e construindo uma opinião própria acerca do assunto proposto.
Por fim, o Fazer Arte que consiste na produção dos alunos, as técnicas, formas e composições que serão feitas por eles mesmos. Com base neste último momento, onde há a verificação do entendimento da turma como um todo e individual, cada estudante terá que produzir uma auto-representação seja em forma de desenho, pintura e até fotografia onde resultará na última atividade e na avaliação. Dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte
[4], podemos encontrar inúmeros trechos abordando a importância da produção dos alunos, dentre estes, ressalto um onde discorre sobre o olhar do artista:

O artista desafia as coisas como são, para revelar como poderiam ser, segundo um certo modo de significar o mundo que lhe é próprio. O conhecimento artístico se realiza em momentos singulares, intraduzíveis, do artista ou do espectador com aquela obra particular, num instante particular.
Essa compreensão de que o artista é único e que ninguém pode lhe tirar as vivências, o seu olhar sobre as coisas, a sua personalidade, técnica própria e onde isso interfere e o auxilia em seus trabalhos, é uma das propriedades que os alunos deverão levar para suas vidas após as aulas propostas no estudo sobre o Auto-retrato.


Processo de Avaliação
A avaliação consiste no resultado da produção e compreensão do estudante após todo o conteúdo passado em sala de aula ou trabalho feito em casa. O primeiro trabalho a valer metade dos pontos para a finalização é a leitura e releitura das obras de Frida Kahlo, exercício passado após as duas aulas específicas sobre a artista que são: a primeira é onde apresento as obras e analiso junto com a turma, uma a uma para maior compreensão e a segunda consiste no filme Frida.
Cada aluno deverá trazer para sala de aula, uma obra (auto-retrato ou não) condizente ao estudo sobre a artista, o que eles entenderam e concluíram após as análises em sala de aula, em forma de desenho e pintura. A perfeita técnica do desenho não é o mais importante, o que vai contar é a criatividade, o olhar e a relação entre o que cada estudante produziu e as pinturas da artista surrealista.

A outra metade da pontuação para o fechamento da avaliação irá consistir na produção individual dos alunos de um auto-retrato. Cada estudante estará livre para escolher a técnica e o tamanho de sua obra, contanto que apresente entendimento total e/ou suficiente do que foi passado em todas as aulas, desde a observação no espelho, até o presente momento. Muito além do que é belo ou não, a obra deverá conter um pouco do aluno: quem ele é, o que ele quer fazer daqui em diante, como ele sente, como ele se vê.

Recursos
- Espelho para a primeira aula de observação de si mesmo.
- Datashow para expor as obras dos artistas que se representavam: Van Gogh, Rembrandt, Andy Wahrol e Frida Kahlo.
- Obras de Frida Kahlo impressas em quantidade suficiente para distribuir para os grupos de cinco a seis alunos na sala de aula.
- Aparelho que projete o DVD Filme Frida.



[1] Virgínia Gil Araujo. Doutoranda em História da Arte no Programa de Pós-Graduação em Artes Plásticas da ECA/USP. Mestre em História pela Pós-Graduação do IFCH / PUC-RS. Membro do Conselho Deliberativo de História da Arte da ANPAP. Professora do Curso de Pós-Graduação em História da Arte da FAAPSP. Professora da Graduação em Design Gráfico da ESPM-SP. Publica artigos sobre Arte Contemporânea em revistas e livros acadêmicos, e escreve como correspondente do Brasil para a revista LatinArt.
² Raimundo Matos de Leão. Mestre em Artes Cênicas – UFBA. Escritor, diretor teatral, artista plástico. Professor da Faculdade Social da Bahia. rmleao@ig.com.br
[2] Titulo original: (Frida). Lançamento: 2002, Direção: Julie Taymor , Atores: Salma Hayek , Alfred Molina , Geoffrey Rush , Ashley Judd , Antonio Banderas , Duração: 123 min, Gênero: Drama.
[3] Ana Mae Barbosa é a principal referência no Brasil para o ensino da arte nas escolas. Professora aposentada da USP acredita que a arte estimula a construção e a cognição das crianças e adolescentes, ajudando a desenvolver outras áreas de conhecimento.
[4] Os PCNs-Arte englobam o ensino de artes visuais, teatro, dança e música, abordando cada linguagem separadamente, com indicações para o desenvolvimento de trabalhos que integram a Arte com as demais disciplinas do currículo.



PS: achei que estava lindo, entreguei pra professora e além de ela riscar do início ao fim ela me deu um 6,5 por causa das normas da ABNT. (Pelo menos fui a maior nota da minha sala.)

Um comentário:

Beth Ribas disse...

Querida caminhante, sou profe de História e gosto especialmente de história da arte. Fiz cursos de extensão nessa área e pós-graduação em planejamento e gestão escolar. Tenho um projeto de curso e oficina em arte Latino-americana e entre os artistas a serem trabalhados está Frida Kahlo. Procurando ideias para o curso encontrei seu projeto. Além de muito bem elaborado você propôs o trabalho segundo a proposta triangular -Ler, Contextualizar e Fazer- perfeito!
Resolvi lhe escrever para agradecer por compartilhar seu projeto. Obrigada pela generosidade! E, também, para lhe dizer que não leve em consideração a avaliação de sua professora. Não há nada mais desrespeitoso do que entregar um trabalho riscado do início ao fim a um aluno.Isso é ignorar todo o esforço em elaborar o projeto. Ela poderia escrever de que forma você poderia melhorá-lo ainda mais, avaliando seu trabalho de forma construtiva. Mas não desanime, continue estudando e realizando projetos tão bons como esse. Um grande abraço, Beth.