11.5.10

6ª série - desenho de observação

Semana passada a professora começou aula de desenho de observação na 6ª série, colocando ao centro da sala dois vasos diferentes em cima da mesa posicionando os alunos ao redor desses elementos para que cada um desenhasse o ângulo, forma e posição que visse.
O interessante é que os alunos em um primeiro momento não entendem bem o que é pra fazer, eles saem desenhando dois vasos diferentes no papel sem se preocupar se é isso mesmo que eles estão vendo da cadeira que estão. Faz um bem pra alma sentar do lado de cada criança e explicar o objetivo da aula, de fazer eles perceberem que cada um ali tem um olhar diferente mesmo que estejam sentados perto um do outro. "Tia, não sei desenhar", "tia, faz o começo, depois eu termino", "o meu ficou horrivel, tia".
O que importa nessas aulas não é se ficou igual, se ficou "certo", se está bonito, a intenção é a de instigar a percepção dos alunos diferencialmente quanto a forma, sombra, cor e textura:









Essa é a Giovana, ela me acha parecida com a Cristiana da Malhação (???)

Esse é o Andrey, um dos meus xodós, que morre de vergonha de mim e vive com essa carinha.

Um comentário:

mentos. disse...

Lindos!